fonte: FENAM

Espalhados por todo o Brasil, os museus de História da Medicina foram construídos com o objetivo de preservar divulgar para os profissionais de Saúde e a população a história da Medicina e do país. Os locais possuem acervo com registros sobre a profissão, como documentos históricos, livros raros, equipamentos entre outros.

Entre as peças que integram os acervos, estão peças curiosas que mostram de que maneira a medicina era praticada antigamente, como os bisturis,  aparelho de alta frequência,  seringa e selos raros, todos de séculos passados e ligados a personalidades e fatos históricos da medicina.

Veja quais são e onde localizam-se os principais:

Museu da História da Medicina da Associação Paulista de Medicina (SP)

Possui em seu acervo registros sobre a profissão, como documentos históricos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da medicina e da ciência, medalhas, fotografias, entre outros.

Informações:

Visitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) – Entrada gratuita. Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 (Centro de São Paulo),  5º andar – Tel.: (11) 3188-4303.

www.apm.org.br/museu-da-medicina.aspx

Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta (RJ)

O Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta recebeu este nome em homenagem ao Presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que lutou por sua reabertura.

Seu acervo, com cerca de 1.500 peças, divide-se em nove coleções, com peças de relevância científica ou relacionadas a profissionais de excelência. Os artigos guardam particularidades que interessam não apenas aos profissionais e estudantes universitários, como também ao público em geral.

Informações:

Visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h. Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro (RJ) – Tel: (21) 3970-8150

http:http://www.anm.org.br/museu.asp

Museu Histórico Professo Carlos da Silva Lacaz (SP)

Possui vasto acervo e realiza ações voltadas para a preservação, a investigação e comunicação de seus bens patrimoniais ligados à institucionalização da medicina e das práticas de saúde no Brasil.

Informações:

Visitas de Segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8 às 17h –  Entrada gratuita. Av. Dr. Arnaldo, 455 – 4º andar – Cerqueira César – São Paulo (SP) –  Tel.: (11) 3061-7249

http:http://www2.fm.usp.br/museu/

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (RS) 

Localizado no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), é dedicado à preservação de um  acervo de documentos, equipamentos médicos e materiais de estudos sobre a evolução das artes médicas no Rio Grande do Sul, além de também retratar a história do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (RS).

Informações: Visitas de terça a sexta-feira: das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados: das 14 às 18h – Entrada gratuita. Av. Bento Gonçalves, 2318 – Bairro Partenon – Porto Alegre (RS) – Tel: (51) 3330-2963

http:http://www.muhm.org.br/

Centro de Memória (MG) 

O Centro de Memória (Cememor) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi criado em 1977 e abriga um vasto acervo de livros, documentos, quadros, esculturas e outras peças fundamentais para a preservação da história da medicina. Local possui ainda visitas guiadas, onde os guias explicam cada detalhe do local. Para estas visitas é necessário agendamento pelo email: cememor@medicina.ufmg.br

Informações: Visitas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, sem intervalo no horário de almoço – Entrada gratuita. Av. Prof. Alfredo Balena, 190 sala 27 – Belo Horizonte (MG) – Tel: ( 31) 3409-9106

http:http://site.medicina.ufmg.br/